O Astrolábio
DISCIPLINA – MATEMÁTICA
Índice
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de matemática e tem como objetivo a construção de um astrolábio, e a medição de uma árvore (ou um poste neste caso), e o seu respetivo relatório.
Neste trabalho existiu uma parte prática que foi a construção de um astrolábio, e depois existiu a medição do poste, em relação à medição do poste existem fotografias na página dos anexos.
Espero que gostem do trabalho.
A Construção do Astrolábio
Os materiais para a construção do astrolábio foram os seguintes:
Transferidor
Tubo de Marcador
Fio
Fita-cola
Parafuso
Começou-se por atar numa das pontas do fio o parafuso, e noutra o transferidor. De seguida foi simplesmente colocar o tubo de marcador na posição 0°, e depois colar com a fita-cola de forma a que se mante-se nessa posição. (Figura 1)
O Poste
Nos achámos que determinar a altura de um poste era mais fácil, e mais prático, do que determinar a altura de uma árvore, pois a árvore tem uma forma mais complexa do que o poste.
Nós encontrámos um bom poste para medir e agora era apenas usar o astrolábio. (Figura 2)
Os Dados
A primeira fase era determinar a altura de quem iria medir, e determinou-se que ele media 1,70m (com sapatilhas), descontando 11cm que estão acima dos olhos, ficamos com a medida 1,59m.
A segunda fase foi determinar a que distancia do poste se o iria medir e foi determinado que seria a 4m. (Figuras 3 e 4)
A terceira fase foi determinar o angulo, e isso foi conseguido através de olhar através do astrolábio para o topo do poste, e foi conseguido o valor 47,5° (Figura 5).
O Calculo
Através dos dados recolhidos consegui-mos somar tudo para uma imagem, onde estavam escritos todos os valores (Figura 6).
Através dessa imagem, e tendo em conta que o valor que se quer obter é a altura do Poste, e sendo a altura do Poste o cateto adjacente ao ângulo, e tendo nós o cateto oposto, e o angulo, é fácil determinar