Resenha
Livro: Metodologia Científica, de Cervo, Bervian e da Silva.
No livro ‘Metodologia científica’ Amado Cervo, Pedro Bervian e Roberto da Silva abordam as questões sobre o que da formação a uma postura científica. Para soluções de problemas é preciso da disposição e certa atitude do pesquisador, a postura científica resulta no desenvolvimento de uma consciência crítica, que é capaz de aperfeiçoar seu julgamento perante as questões apresentadas ao mesmo.
No item 1.3, os autores fazem a relação entre a consciência objetiva, que necessita da libertação das influencias sociais e posições mal fundamentadas para encontrar com exatidão a solução para determinado problema, e a consciência subjetiva que não é de grande valor para o campo da ciência. Não somente falando sobre como ocorre a formação mas também como faze-la com qualidade, sendo regida por diversos elementos como a precisão, a curiosidade que leva a aprofundamentos e o senso de observação. Ao final, no item 1.3.3 somos apresentados a importância da postura científica, que da o exemplo da formação acadêmica de um cidadão e suas responsabilidades como estudante, tendo que aprender como enfrentar e solucionar os problemas que lhe serão apresentados em sua vida profissional. Concluindo com a ideia de que a postura não será formada de um dia para o outro, mas sim ao longo de sua vida.
No item 1.3, os autores fazem a relação entre a consciência objetiva, que necessita da libertação das influencias sociais e posições mal fundamentadas para encontrar com exatidão a solução para determinado problema, e a consciência subjetiva que não é de grande valor para o campo da ciência. Não somente falando sobre como ocorre a formação mas também como faze-la com qualidade, sendo regida por diversos elementos como a precisão, a curiosidade que leva a aprofundamentos e o senso de observação. Ao final, no item 1.3.3 somos apresentados a