diverso
Apresentação em público
"Toda e qualquer pessoa que conheci na minha vida fica nervosa na hora de falar, seja para quatro ou para mil pessoas. No dia em que você acordar e tiver que fazer uma apresentação, se não estiver nervoso é porque está na hora de se inclusive na imagem do palestrante, que pode investir em uma roupa ou em uma postura diferente. "Ao demonstrar que é um momento importante para você, passa a ser importante também para os outros", diz. Vale toda essa 'mise en scène' (atuação), mas um discurso claro, objetivo e até com um leve toque de humor para levantar a platéia é fundamental.
Entrevista de emprego
Essa situação já pressupõe um certo nervosismo, afinal, o candidato será testado e sua forma de se expressar dificilmente escapará de uma analise minuciosa do entrevistador. O primeiro passo, então, é tentar se conter para não ser taxado como 'alguém fora de controle'. Mas o que fazer entre se mostrar uma pessoa expansiva ou introspectiva? "Cada RH, cada processo de seleção, usa uma dinâmica com critérios absolutamente diferentes. Alguns esperam que o candidato ao emprego seja um livro aberto, outros esperam exatamente o contrário para ver a capacidade de quem está sendo entrevistado de controlar a sua vida pessoal", explica Laila.
O mesmo dilema vale para quem não sabe se aproveita a entrevista para mostrar o seu potencial criativo ou não. "Tem muitas empresas que não gostam da individualidade e da criatividade, mas há maneiras de mostrar a criatividade sem assustar", diz Ronald. De qualquer forma, como reforça a lingüista, em uma entrevista de emprego seja autêntico. "Se a empresa gostou, compra; se não gostou, vai existir quem vai comprar."
Bronca do chefe
O que fazer diante de um chefe que chama você para expressar um descontentamento