kkkkk
Existem duas grandes versões sobre a origem do futsal mundial, e, como em outras modalidades esportivas, há diferenças entre elas. A primeira versão é de que teve origem por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia muita dificuldade de encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar nas quadras de basquete e hóquei. No inicio, jogavam-se com até 7 jogadores em cada time, mas logo decidiram jogar com 5 jogadores. As bolas eram feitas de serragem por esse fato, ela era muito leve e saltava muito, por isso diminuíram o tamanho da bola e aumentaram o peso.
A outra versão, a mais aceita atualmente, é que foi inventado em 1934 pela Associação Cristã de Moços de Montevidéu, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou o esporte de “indoor-foot-ball”.
O objetivo do jogo é fazer o maior numero de gols e sofrer poucos gols, para isso existe varias formas de conseguir o gol, que são: cabeceio, calcanhar, qualquer outra parte do corpo menos as mãos e os braços, e o chute.
O chute por sua vez é classificado de varias formas: de bico, de chapa, “trivela” e de peito do pé. O mais utilizado durante muito tempo nas partidas de futsal é o chute de bico, mas ultimamente vem se utilizando o chute com o peito do pé também.
O presente estudo tem como objetivo comparar esses dois tipos de chute no futsal e verificar em qual deles o chute alcança uma maior velocidade e uma maior força, levando em consideração de que quanto maior a angulação do movimento, maior será a força realizada.
O estudo utilizará como recursos, filmagens e o software Kinovea para um estudo mais exato do movimento. As filmagens serão de uma pessoa realizando os dois tipos de chute (de bico e de peito de pé).
REFERENCIAL TEÓRICO
O chute é dividido em 4 fases distintas de acordo com Wickstrom, 1995:
1) Recuo: é o momento em que a perna de chute recua para trás realizando uma hiperextensão de