Resenha
Este trabalho trata da Brinquedoteca como espaço lúdico de desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social, sendo um espaço reservado principalmente às crianças dando a elas uma oportunidade de se expressarem de uma maneira mais criativa. Aborda também parte do contexto histórico da brinquedoteca, sua importância nos estudos realizados por pessoas que se preocupavam no desenvolvimento das crianças e em suas formas de brincar, visando uma melhoria social e educacional na vida das crianças e dos profissionais da educação.
1. Períodos Históricos Importantes e Objetivos da Brinquedoteca
Ao longo da história tivemos várias discussões sobre a importância de brincar na infância descrita por vários pensadores e estudiosos, com base nesses estudos foi dada então uma atenção mais significativa à brincadeira tendo como resultado as formas diferentes de se brincar e o espaço ideal para as crianças terem um momento de socialização, de criação – de desenhos ou de histórias no momento do reconto de como cada um entendeu a história – de contato com os livros e com a leitura.
A primeira intenção de Brinquedoteca surgiu em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América (EUA) num momento de crise econômica. Com o objetivo de solucionar problemas causados por frequentes roubos em sua loja de brinquedos, o proprietário relatou ao diretor da instituição de ensino municipal sobre os desvios de comportamentos dos alunos daquela instituição no seu estabelecimento comercial. Foi então que o diretor da escola, partindo de um problema constatou que os acontecimentos desta natureza (roubos) eram decorrentes devido à escassez de brinquedos às crianças que lá estudavam. Desta forma, o diretor da instituição criou a primeira intenção de Brinquedoteca, dispondo aos alunos, neste