resenha
A Língua do Movimento, BOLSANELLO, Debora P. Em Pleno Corpo: Educação Somática, Movimento e Saúde. 2°. Edição. Curitiba: Juruá, 2010.
Karina Felix dos Santos.
O objetivo da Educação Somática é a manutenção e recuperação da saúde, através do ensino de técnicas precisas cujo pilar principal é o movimento do corpo. Cada método de Educação Somática tem suas técnicas pedagógicas próprias. Porém, o conjunto dos métodos baseia-se em intervenções pedagógicas, em valores que se contrapõem, e também a uma visão mecânica do corpo.
A Educação Somática, não tem somente o objetivo de correção de disfunções ou patologias, mas trabalha com a capacidade da pessoa de encontrar uma maneira somática mais eficaz para amenizar seu problema. Os métodos de Educação Somática partilham o princípio de que o corpo é um organismo vivo indivisível e inseparável da consciência. Para os professores de Educação Somática, o corpo carrega em si o meio onde vive, e também emoções, pensamentos, valores socioculturais, políticos e espirituais. Dentro dessa ótica, o corpo não é algo inativo habitado por uma consciência. A compreensão de que o corpo e a consciência formam um todo é o que sustenta as estratégias da Educação Somática. Entendo que isso significa que na prática as aulas não são ministradas somente em função dos sintomas apresentados pelos alunos ou participantes. O professor se preocupa em conscientizar a pessoa que seu problema tem relação, entre outros fatores, com a maneira como ela se move No texto se discute bastante o que se é ou não considerado educação somática. O que eu entendo que seja o foco de um professor de Educação Somática é o individuo e não seu problema. O papel desse profissional é orientar a pessoa em um processo de reaprendizagem que passa pelo movimento de seu corpo no espaço. Dentro do processo de aprendizagem em Educação Somática, a pessoa é levada a reconsiderar a forma que se