resenha
O Condicionamento é uma forma básica de aprendizado que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Ela se a aplica a gestão de pessoas nas organizações, como por exemplo, se queremos que uma pessoa aprenda um comportamento, devemos condicioná-la a uma aprendizagem. Da mesma forma nas organizações, seu queremos que aprenda uma determinada ou função ou determinas regras, devemos condicioná-las ao aprendizado.
2. O que são “reforços positivos e negativos”?
Reforço é qualquer coisa que aumente a probabilidade de uma resposta. Existem dois tipos de reforços: os positivos, que fortalecem o comportamento que procede ao efeito que oferece algo desejável ao organismo, como por exemplo, quando o rato pressiona a alavanca ao acaso, adquirindo a água, servindo para obter algo que o satisfaz, logo o comportamento é reforçado positivamente, o rato passa a apresentá-lo voluntariamente.
Já o reforço negativo, fortalece o comportamento que remove algo indesejável, como por exemplo, o rato pressiona a alavanca ao acaso e desliga o sistema de choque, servindo para evitar algo que o prejudica logo o comportamento é reforçado negativamente.
3. Qual a diferença entre “reforço negativo” e “punição”?
A diferença entre o reforço negativo e a punição é que o reforço negativo instala um comportamento, já a punição elimina um comportamento. Por exemplo, o trânsito. Apesar das punições aplicadas ao motorista e pedrestes na maior parte das infrações cometidas no trânsito, tais punições não os tem motivado a adotar um comportamento considerado adequado para o trânsito.
4. É possível a uma liderança descuidadamente reforçar comportamentos organizacionais indesejáveis?
Sim. Afinal se a liderança, aquela que direciona, guia e lidera reforçar comportamentos ruins, obterá respostas que os condizem. As pessoas aprendem a