Resenha
Objeto: Sócrates: ética, educação, virtude e obdiência.
Objetivo: Expor a importância do pensamento Socrático.
Fontes: VILHENA, O problema de Sócrates: O Sócrates histórico e o Sócrates de Platão. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1984.
KRAUS, René. Sócrates. Rio de Janeiro: Vecchi, 1960.
TOVAR, Vida de Sócrates, 1953.
Principais Conceitos: Para Sócrates, todo erro é fruto da ignorância, e toda virtude é conhecimento, efetuar a parturição das ideias é tarefa primordial do filósofo, a fim de despertar nas almas o conhecimento. Dai a importância de reconhecer que a maior luta humana deve ser pela educação, e que a maior das virtudes é a de saber que nada se sabe.
Segundo Sócrates, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão. (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). A intenção de Sócrates era levar as pessoas a conhecerem seus desconhecimentos ("Conhece-te a ti mesmo".).
Sócrates interessava-se sobre tudo pelas questões morais que afetam nossas vidas, como o que é justo, corajoso e bom. A sua principal tese com relação a ética era a de que a integridade moral é sua própria recompensa. Ele dizia que fazer o mal prejudica o perpetrador muito mais do aquele a quem o mal é feito, pois, embora infortúnios externos possam ocorrer, a verdadeira boa vida consiste em pureza da alma. (p. 99)
Principais Conclusões: A filosofia Socrática foi de caráter ético, consiste em vislumbrar na felicidade o fim da ação, para Sócrates o conhecimento é a base do agir, do que é verdadeiro e correto, as más ações era resultado de ignorância. Segue-se que o conhecimento da virtude moral é de nosso maior interesse e deveria ser nosso objetivo essencial, e que expor a ignorância de outrem é fazer-lhe um favor. Sua lição de vida ética é uma lição de justiça, seu