resenha
Com o passar dos anos, o que era possível apenas na ficção, tornou-se real. Com o avanço tecnológico, agora chegou a vez dos veículos possuírem sistemas de segurança com reconhecimento através da leitura biométrica e facial.
Batizado, pela empresa Finger Tech, o “sistema antifurto veicular biométrico”, já está disponível no mercado e pode ser instalado em qualquer automóvel.
Só é possível dar a partida no veículo depois que o laser fizer a leitura biométrica do motorista e confirmar com as digitais previamente cadastradas no sistema. O proprietário, usando a sua digital, poderá cadastrar 55 possíveis condutores para o seu veículo, sendo necessário o cadastro de três dedos de cada um deles. A terceira opção será designada para a função de “pânico”, para um eventual assalto, bloqueando o sistema elétrico do automóvel após alguns minutos, conforme foi programado. A empresa Biometrus criou a biometria vascular, onde um leitor infravermelho mapeia o padrão vascular do dedo indicador. A Biometrus afirma que não é possível fraudar esse método.
Mas o avanço tecnológico não para por aí.
A empresa Ex-Sight está adaptando nos automóveis um equipamento mais avançado, o de reconhecimento facial. Muito utilizado pelo governo e polícias internacionais, e em teste na polícia brasileira, para reconhecimento de bandidos e autorização da partida do veículo através da leitura facial do motorista. A checagem do rosto pode ser feita antes da partida ou em tempos determinados. Embora ainda tenha um custo muito alto, em relação aos outros sistemas existentes.
VEÍCULOS, Classificados Folha de São Paulo, 08 de Julho de 2011 http://classificados.folha.uol.com.br Os avanços tecnológicos de segurança nos automóveis Josenilson Freitas A matéria publicada nos Classificados Folha de São