pesquisa de mercado
1. Unidade de amostragem: neste item, o pesquisador deverá definir quem será o público-alvo que será objeto da amostragem. Será todo o público-alvo do produto ou serviço ou um fragmento do mesmo?
1. Tamanho da amostra: quanto maior a amostra, mais confiável o resultado. Entretanto, utilizando-se técnicas estatísticas corretas, pode-se conseguir um resultado confiável, mesmo com amostras menores, que no caso de Kotler (idem), significa uma amostra de menos de 1% da população. Malhotra et. al (2006) vão dizer que quanto mais importante for a decisão a ser tomada, maior deve ser a amostra da pesquisa. A natureza da pesquisa também influi. Pesquisas exploratórias com discussão de grupos comportam uma amostra pequena. Já pesquisas conclusivas, de cunho descritivo, precisam de amostras maiores. Além disso, quanto maior for o número de variáveis numa pesquisa, maior será a amostra necessária. Outros itens que influem no tamanho da amostra são a quantidade de pessoal disponível, a escassez de recursos e de tempo.
1. Procedimento de amostragem: aqui se deve estabelecer critério a respeito de como os entrevistados serão selecionados.
As técnicas amostrais, neste caso, subdividem-se em dois grupos (Samara e Barros, 2007, pg. 160): amostras probabilísticas e amostras não probabilísticas.
No caso das amostras probabilísticas, utilizam-se métodos estatísticos para a seleção dos entrevistados. Parte-se do princípio de que todo o público tem chances iguais de ser selecionado.
Na amostra probabilística simples, os elementos que farão parte da pesquisa são escolhidos por meio de sorteio. Neste caso, não há necessidade de subdividir o público, pois o