Resenha
Alagoinhas – BA
2012
MARISE SILVA LUZ
RESENHA: HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Alagoinhas – BA
2012
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: ANVISA, 2007.
O material elaborado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA - visa proporcionar aos profissionais da área de saúde conhecimentos técnicos para embasar as ações relacionadas às práticas de higienização das mãos, uma vez que esta ação tanto previne quanto reduz as infecções nos ambientes de serviço, além de promover a segurança de todos os usuários dos serviços de saúde.
O texto divulgado pela ANVISA foi dividido em cinco partes. A primeira discorre acerca do processo de higienização das mãos, medida simples e pouco dispendiosa, que previne a propagação de infecções relacionadas à assistência à saúde, uma vez que as mãos se constituem em um veículo de transmissão de micro-organismos durante a assistência. Aponta também para a finalidade da higienização, indicando em que situações específicas se devem usar sabão, preparação alcoólica ou antissépticos. Há ainda um alerta quanto ao uso de luvas, salientando que estas não substituem o processo de higienização.
No segundo tópico estão listados os materiais a serem utilizados no processo de higienização, descrevendo os tipos apropriados de cada um deles: água, sabões e agentes antissépticos, constando ainda de um quadro com as características dos antissépticos de uso mais comum. Existe a ressalva de que devem se verificar se os produtos utilizados possuem registro na ANVISA.
A terceira parte do material refere-se aos locais de higienização e equipamentos, apontando para a necessidade de lavatórios em todos os locais onde há manuseio de materiais ou pacientes a serem examinados, estando estes