Resenha
Plantas transgênicas e seus produtos : impactos ,riscos e segurança alimentar(Biossegurança de plantas transgênicas)
Existe uma preocupação com a entrada assídua de OGM na composição das refeições das pessoa já que podem afetar seu metabolismo ,o dos animais ,e o meio ambiente como um todo, e essa preocupação tem cada vez mais razão de existir já que o cultivo desses alimentos teve um crescimento constante nos últimos anos e estudos eficientes para testas o grau de toxicidade que podem ter em muitos casos são feitos com negligência sem preocupação com a saúde da população.
Países na Europa são contra o consumo e a produção deste tipo de alimento, enquanto no Brasil a produção só cresce, e mesmo existindo órgãos para controlar essa produção e fiscaliza-la, as vantagens econômicas que estes produtos tem muitas vezes se sobrepõe a segurança que se deve ter com esses alimentos. Sendo assim uma técnica que surgiu para facilitar a vida das pessoas de diversas maneiras, se tornou um risco para a saúde e para o meio ambiente.
Biossegurança
Relacionado a parte de biossegurança a visão é a partir do uso de maneira a gerar menos danos ao meio ambiente e à saúde humana, pensando de maneira sustentável. É importante que muitos testes sejam feitos antes de utilizar um OGM para que após ser disponibilizado para a população o dano não seja multiplicado para grandes contingentes populacionais.
Exemplo de danos causados pelos OGM e seus derivados e a hipersensibilidade alérgica que pode acometer algumas pessoas e e outros casos podem causar reações matabólicas anormais, toxicidade, sem falar em uma série de outros riscos que devem ser muito bem analisados. É importante que as plantações sejam monitoradas por estudos nutricionais e toxicológicos ,que sejam banidas as plantas com genes de resistência a antibióticos e que sejam feitas melhorias na vigilância sanitária para assegurar a população menos riscos a saúde.
Os OGM podem gerar inúmeros danos