Biologia Celular
Trabalho de Biologia Celular
Título: Metabolismo Secundários das Plantas
Fevereiro de 2014
O que é um Metabolito Secundário?
Metabolitos secundários são compostos orgânicos que não estão diretamente envolvidos nos processos de crescimento, desenvolvimento e reprodução dos organismos. A ausência dos metabolitos secundários não resulta na morte imediata da célula, ao contrário do que acontece nos metabólitos primários.
São substâncias distintas dos blocos bioquímicos comuns a todos os seres vivos: açúcares, nucleotídeos, aminoácidos e seus respectivos polímeros. Apresentam distribuição restrita a um grupo, ou grupos, genética e taxonomicamente relacionados. Exercem, em geral, atividades extra celulares alheias às células que as produzem.
Apresentam, via de regra, funções fisiológicas e adaptativas. São formadas através de rotas bioquímicas caraterísticas. No caso de micro organismos, exercem funções outras que relacionadas ao crescimento e desenvolvimento do micro organismo, sendo em geral produzidas após o crescimento.
São frequentemente restritos a um grupo reduzido de espécies dum grupo filogenético. Os metabolitos secundários têm frequentemente um papel importante nas defesas vegetais e outras defesas inter espécies.
Os metabolitos secundários são de natureza relativamente complexa e distribuição restrita, ao contrário das substâncias do metabolismo primário que apresentam uma distribuição universal. São os produtos do metabolismo que são quase sempre produzidos após a fase decrescimento, não apresentando função durante o crescimento, embora possam apresentar função essencial para a sobrevivência da linhagem. Tem sua origem como derivados de diferentes intermediários no metabolismo primário
Qual é a diferença entre o metabolitos primário?
Metabolismo primário: É responsável pelo crescimento e desenvolvimento