Resenha
Simão passou por verdadeira transformação, à medida que crescia o amor por Teresa, com quem os contatos se resumiam a conversas pela janela, se antes era um rapaz com fama de brigante, desenfreado e imprudente, a partir do envolvimento com Teresa, tornou-se estudioso, aplicado e responsável.
Quando a relação foi descoberta, isso de nada adiantou. Tadeu de Albuquerque passou, então, a forçar Teresa a uma terrível escolha, ir para um convento ou casar-se com seu primo Baltasar. Desesperada, ela escreve a Simão, que, a essa altura, estava em Coimbra, dando continuidade aos seus estudos. O rapaz imediatamente parte para Viseu e fica escondido na casa de um ferreiro, João da Cruz, cuja filha, Mariana, aos poucos, apaixona-se por Simão.
O jovem tenta encontrar-se secretamente com Teresa, mas Baltasar descobre e arma uma emboscada, da qual Simão sai ferido. Diante da recusa da filha de casar-se com Baltasar, Tadeu de Albuquerque acha que a única solução possível é enviar Teresa para um convento. No entanto, Simão não desiste de sua amada e tenta resgatá-la, no momento em que Tadeu e Baltasar armam uma viagem para levar Teresa para um convento mais distante. Nessa ocasião, Baltasar tenta agredir Simão, que termina por matá-lo. Assim, Simão é preso e Teresa é enviada para o convento.
Qual será, agora, o destino dos jovens amantes? Sobreviverá o amor a todos os desafios que se apresentam aos dois? Poderão viver esse amor arrebatador que sentem ou conseguirá Mariana, que está sempre cuidando de