resenha
RESUMO – A Lógica do Consumo
AUTOR – Martin Lindstrom
Este livro, A Lógica do Consumo, foi lançado nos EUA em 2008, livro em que ele aborda, pela primeira vez, de forma consistente no mercado, as técnicas do chamado marketing sensorial. O livro é uma ode ao capitalismo, mostrando que, sim, este é um sistema viável e que pode melhorar a vida das pessoas – basta que elas entendam sua lógica.
“Como você vai ver, logo percebi que o neuromarketing, um intrigante casamento do marketing com a ciência, era a janela para a mente humana que esperávamos havia tanto tempo. O neuromarketing é a chave para abrir o que chamo de nossa ‘lógica do consumo’ – os pensamentos, sentimentos e desejos subconscientes que impulsionam as decisões de compra que tomamos em todos os dias de nossas vidas.” (p. 13) O que é peculiar na visão de Martin é que ele considera que até o mais recluso homem na Terra é um consumidor. Se todos consumimos – de roupas a ideias e ideais – Martin quer entender como e por quê a base para tal conhecimento vem com a interseção das pesquisas quantitativas e qualitativas, juntamente com o neuromarketing, e aí reside a chave, segundo Martin, para entender o ato da compra.
O neuromarketing tem a promessa de explicar aquilo que ainda não imaginamos acontecer. Vale-se de eletrodos, aparelhos IRMF (Imagem por Ressonância Magnética Funcional) para desvendar os mistérios de coisas no cérebro como núcleo acumbens, córtex orbitofrontal lateral esquerdo, córtex piriforme, neurônios-espelho e coisas do gênero, mas também dependemos dos hormônios como a dopamina, responsável pela recompensa e assim pela satisfação ao comprar.
As analises do neuromarketing determinaram que o nosso cérebro escolhe algo por causa dos Marcadores Somáticos. Marcadores somáticos são um tipo de atalho cognitivo que nossa mente subconsciente faz para atrelar uma experiência à outra para decidirmos mais rapidamente por algo. Todo dia