Resenha
Autores– Gilles Deleuze e Félix Guattari
Disciplina – Epistemologia, Filosofia e Teoria da Justiça
Professor – Rafael
Data – 05.03.2014
O que é a filosofia é um tema tão abrangente quanto são os desafios de viver. Os maiores filósofos travaram grandes debates sobre temas tão intrínsecos, quanto abrangentes de tal forma que os próprios autores citam que “não trata mais de discutir, mas de criar indiscutíveis conceitos para o problema”.
Assim, vamos buscar em nossas agitações, momentos de reflexão que passam pelo dia-a-dia, do nascimento à morte, do claro ao escuro, do amanhecer ao entardecer e desta forma, chega a tão complexo e profundo entendimento a tal ponto de “fabricar conceitos”. Mas, para tal, são necessários personagens que tenham pensamento, vivência, experiência, amigos, inimigos, teorias e convicções compreendendo suas diversidades.
Para se chegar a um conceito, tais campos devem ser muito bem explorados, criados, fabricados, destruídos e novamente reconstruídos. Porém, filosofia não é apenas reflexão, “conversação democrática” que vem deste os tempos da Grécia antiga pois nas mais diversas áreas da matemática, da escrita, etc são necessárias as ferramentas de reflexão, comunicação e contemplação. Portanto, a filosofia é única, “é sempre uma singularidade”.
Dentro do construtivismo, elaborar conceitos exige o conhecimento de sua criação desde o princípio com uma base sólida e convicta, onde o processo será contínuo na criação de conceitos através da filosofia.
Hoje confronta-se conceito com áreas como informática, marketing, design, publicidade, que a usam na forma de apresentação, exposição de seus produtos. Mas, com tais atitudes, os autores afirmam que a filosofia é mais preparada e convicta de sua importante parcela na criação.
Os autores também afirmam ser três as idades do conceito: enciclopédia, pedagogia e formação profissional comercial, sendo a pedagogia a que