Resenha
Universidades Corporativas: Modismo ou Inovação?
Priscila Chagas de Lala, 9113657
Resumo: O texto mostra uma pesquisa exploratória com base em exemplos ilustrativos, que tinha por objetivo identificar e analisar o modelo de Universidade Corporativa, ou seja, como se caracteriza a implantação e o desenvolvimento. Os dados foram obtidos através de fontes documentais, entrevistas e aplicação de questionários pessoalmente ou via internet.Os resultados indicaram que as Universidades Corporativas, implantadas ou não, são unidades internas de educação e treinamento, mostrando-se mais como modismo do que inovação.
Palavras-chave: universidade corporativa, treinamento, desenvolvimento, modismo, inovação.
Um novo modelo de gerenciamento, em conseqüência das tendências de mercado, esta sendo proposto para a área de Treinamento & Desenvolvimento (T&D), a Universidade Corporativa (UC). Essa nova denominação vem ocupando espaços na mídia e no mundo dos negócios, especialmente entre os profissionais da área de Recursos Humanos. Este novo conceito vem sendo apresentado como inovador.
O conceito de Universidade Corporativa proposto pela americana Jeanne Meister (1999, p.29), esta sendo adotado, “ Um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização”. Para Meister, não é o tamanho e nem o formato da UC que se compreende sua missão de promotora e gestora do conhecimento organizacional.
O artigo resenhado, apresenta uma pesquisa exploratória , contando um estudo de caso, com o objetivo de levantar questões e hipóteses para estudos futuros. A pesquisa se deu através de entrevistas semidirigidas, em contato com a UC do BankBoston, com a aplicação de questionários individuais, via internet e pessoalmente entre clientes internos e externos que utilizam os serviços, cursos e programas da UC. Os questionários identificam a percepção dos usuários da