O que é justíça
DIREITO - 2010.1
O QUE É JUSTIÇA
Salvador
2010.
Aliomar Batista de A. Junior
Elisa Hupsel M. de Campos
Evanilda Veiga Pestana
Fabíola Mª de Andrade Silva
Jéferson Pereira dos Santos
Juliete dos Reis Magalhães
Vanessa Alencar Cerqueira
O QUE É JUSTIÇA
Trabalho apresentado ao Curso de graduação em Direito, Faculdade Rui Barbosa, como avaliação da 2º unidade da Disciplina História e Direito.
“Entre os objetivos próprios do Estado e do governo, sempre atribui à Justiça um dos mais altos, senão Objetivo supremo.
Júlio César Tadeu Barbosa
INTRODUÇÃO
Para entedermos o conceito de justiça primeiro devemos observar o significado da palavra justiça, segundo o dicionário Michaelis (do latim Justitia, por via semi-erudita), de maneira simples, direito iguais para todos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal (constitucionalidade das leis) ou na sua aplicação a casos específicos
“Justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, é a faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência”, entretanto não é possível definir com precisão o seu real significado.
O autor escreve sobre o assunto não tentando chegar a uma definição ou a um conceito do termo em questão, mas sim à idéia do que seja justiça. Ele busca mostrar a ineficiência e qualidade da justiça, expondo exemplos esclarecedores para o leitor sobre o referente assunto.
DESENVOLVIMENTO
O QUE É JUSTIÇA? “É a vontade constante e perpétua de dar a cada um o que é seu”. Essa é uma das mais antigas definições dada por um jurista romano chamado Ulpiano.
Considera-se que todos os