Resenha
O tema ambiental da Petrobras “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento sustentável” com o objetivo de reduzir a destruição e extinção das espécies aquáticas habitats aquáticos, o projeto vai ajudar melhorar a qualidade dos corpos hídricos e contribuir para fixação de carbono e emissões evitadas de gases causadores do efeito estufa.
A Petrobras realiza seleções públicas nacionais a cada dois anos e os recursos tem três linhas de atuações a gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, a recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce e a fixação de carbono e emissões evitadas.
O processo de seleção pública tem quatro etapas é a triagem administrativa, a triagem técnica, Comissão de seleção e o conselho deliberativo. A triagem administrativa é realizada em forma eliminatório sendo o projeto conforme o regulamento ser estiver faltando alguma coisa é eliminado ou desclassificado. A triagem técnica é composta de vários técnicos da Petrobras para a avaliação de proposta dos projetos, ou seja, cada projetos são avaliados por técnicos diferentes e com vários critérios. A análise econômica é etapa terá a analise do projeto ambientais pelos economistas e não tem eliminação e a sua finalidade é subsidiar a decisão da Comissão de Seleção.
A comissão de seleção terá dois integrantes da comissão avaliação, em caso de discrepância entre as avaliações, um terceiro avaliador emitirá um parecer final, tem mais três novos critérios o planejamento para sustentabilidade (elementos que favoreçam a sustentação econômica e organizacional da instituição proponente, a continuidade do projeto e de seus resultados em longo prazo), o potencial de reaplicação (aplicação da metodologia em outros territórios, geração de resultados em outros contextos) e a comunicação (planejamento, visibilidade e consistência das estratégias de comunicação).A Comissão deverá selecionar os projetos de