resenha
CERES- CAMPOS CAICÓ
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
CURSO: HISTORIA (B)
DOSCENTE: JOSÉ JUNIOR
DISCENTE: MACIEL AZEVEDO SANTOS
BORGES, Vavy pacheco. A HISTÓRIA, HOJE EM DIA, O QUE É HISTÓRIA. Coleção primeiros passos.
A história assim como outras ciências, vem a suprir uma necessidade que o homem tem de se auto explicar “A história é a história do homem, visto como ser social, vivendo em sociedade. É a história das transformações humanas, desde o seu aparecimento na terra até os dias em que estamos vivendo.”(p.48), “ A função da história, desde o início, foi a de fornecer à sociedade uma explicação sobre ela mesma.”(49).
Por isso não devemos taxar a história como somente o estudo do passado, mas também, do presente. ” O tempo é a dimensão de análise da história. O tempo histórico através do qual se analisam os acontecimentos não corresponde ao tempo cronológico que vivemos e que é definido pelos relógios e calendários.”(p.51). “Fazer uma história do presente não é, escrever sobre ele, mas sobre indagações e problemas contemporâneos ao historiador.”(p.55)
O historiador não se apega a aleatoriedade de fatos em seu estudo, atendo se sempre a objetividade em sua pesquisa, “O historiador examina sempre uma determinada realidade,que se passou concretamente em um tempo determinado e em um lugar preciso.”(p.58), “Os fatos devem ser trabalhados pelo historiador de forma cuidadosa, conforme os métodos mais recentes e aplicáveis ao seu objeto de estudo.”(p.62), “Um historiador, ao se propor fazer uma pesquisa, já faz uma opção bem sua, ao decidir qual objeto ele vai estudar.”(p.65).
A organização cronológica do tempo histórico se deu pelo homem, pela necessidade de separação e divergências dos acontecimentos sociais da humanidade, “A periodização, portanto, pode ser muito importante para mostrar as diversas épocas ou períodos em que a sociedade se organiza de diferentes formas.”(p.68).
Concluindo , a história busca