abordagens de contusões
É uma patologia inflamatória que resulta no amolecimento e um desgaste da cartilagem da patela, na região da articulação Patelo-femural,mais precisamente atrás e ao redor da patela. Essa patologia causa um processo degenerativo na cartilagem, causando dor.Se não for tratada em tempo hábil, poderá danificar a estrutura do joelho, causando incapacidade articular, podendo ter perda de movimentos.
Sinais e sintomas:
Estalos, dor, crepitações , inchaço, impossibilidade de flexão do joelho.
Devido a alterações causadas pela inflamação, a evolução de dá em níveis, sendo 1,2,3 determinados como níveis de evolução.Essa condição é determinada conforme evolução da deterioração da cartilagem articular.
A condromalacia pode ser causada por vários motivos, tais como, contusão no joelho, traumatismo patelar , má formação, anomalias biomecânicas , excesso de fricção entre a patela e o trilho do fêmur.
O tratamento da doença se dá através de repouso, medicamentos, fisioterapia e intervenção cirúrgica.
Artroscopia e Ruptura do Menisco:
A artroscopia é um tipo de cirurgia ortopédica que é utilizada para tratar principalmente doenças articulares. Nela são realizados 2 pequenos furos na articulação que será tratada, uma para colocar o endoscópio - um aparelho que tem uma micro câmera na ponta para ver-se dentro da articulação, e o outro para colocar os pequenos instrumentos necessários para reparar a articulação.
Os meniscos são estruturas extremamente importantes nos joelhos, tem função de distribuição de carga na superfície articular, funcionando como amortecedores.São dois os meniscos existentes, o interno ou medial e o externo ou lateral.Os meniscos, poderão sofrer rupturas, podendo ser pouco ou muito sintomáticas.Essas rupturas ocorrem de diversas formas: entorses, degeneração natural, sobrecarga devido a peso excessivo, instabilidade no joelho devido a lesões de ligamento.
Há diversos