resenha
Serviço Social
Diversidades Contemporâneas
Resenha do livro “A águia e a galinha” do escritor Leonardo Boff
O livro “A águia e a galinha” de Leonardo Boff a ser resenhado é da 41ª edição, publicado pela Editora Vozes em 1997 no estado do Rio de Janeiro. A história é contada em 7 (sete) capítulos, dentre estes alguns subtítulos. São ao todo 207 páginas, contendo ilustrações de figuras representativas do enredo. É uma história de fácil compreensão, mas que agrega algumas palavras rebuscadas, e para melhor entendimento do leitor, ao final do livro, está contido um glossário que facilita a contextualização. Na primeira orelha do livro vem uma síntese bem elaborada do que consiste a obra, na segunda está a descrição bem sintetizada da biografia do autor. Esta obra custa em média 35 reais, pode ser encontrado em livrarias e em lojas virtuais, ou seja, é de fácil aquisição.
O livro é de aspecto cristão, por referenciar várias vezes a entidade superior para esta crença, Deus. Neste sentido o autor entende que o homem é basicamente feito de corpo e alma, toda sua complexidade gira em torno disso. Ele (homem) é um projeto infinito, é parte integrante de uma vida espiritual.
O enredo é uma metáfora que retrata a condição da vida humana sob duas perspectivas, sendo águia e sendo galinha. O ser humano em sua forma limitada e transcendental. A história é iniciada com um breve e magnífico texto chamando atenção para a importância da leitura, e como uma mesma história pode representar coisas diferentes, ter significados diferentes para cada individuo que a realizar. “Cada um lê com os olhos que tem”. Isso significa que é a partir da realidade em que esta inserida o sujeito que será a sua forma de ler e compreender as mais variadas expressões da vida. O autor enfatiza que para entender como foi construída a visão, o pensamento de um ser, é primordial conhecer sua realidade.
Após este texto de abertura o autor começa seu enredo