resenha
Tema : “livro Qual é a tua obra? Inquietações positivas sobre gestão, liderança e ética” - obra de Mario Sérgio Cortella.
Antes de mais nada vale destacar que a leitura desta obra nos faz refletir valores pessoas relacionados ao ao trabalho e nosso papel social de forma muito agradável, com abordagens atuais, um texto de fácil compreensão e muto envolvente.
O autor vai de máximas religiosas a física quântica com muito clareza e simplicidade o que nos faz compreender seu conceitos e linha de raciocínio com grande agilidade o que nos faz entender e interagir mentalmente com o que nos é apresentado.
Fora um mergulho breve na teoria de alienação do trabalho de Marx, o trabalho segundo Platão, autores importantes e de difícil compreensão para a maioria aparecem em seu texto sitados de forma super simples para o entendimento. Com discussões atuais sobre temas que regem nossa vida social e âmbito profissional.
Para dissertar a respeito deste livro e ser fiel a sua qualidade vou dividir meus comentários de acordo com os temas chaves indicados pelo autor no titulo do livro iniciando pela abordagem sobre gestão.
Para iniciar o autor nos faz refletir primeiro sobre o sentido do trabalho para isso recorre a região hebraica que coloca o trabalho como uma forma de expiação ou castigo baseando-se no mito de Adão e Eva que são expulsos do paraíso por desobediência e Adão fica cm o castigo de ter que trabalhar para manter a vida. O que na realidade temos muito forte nos dias de hoje com a distribuição desigual das rendas o trabalhador menos abastado trabalha para manter o basco para sua sobrevivência sem poder escolher muitas vezes a função que vai exercer.
Brilhantemente e remete essa visão de sofrimento relacionado ao trabalho quando sita e filósofos que consideravam os trabalhos manuais como depreciativos e voltados apenas para escravos, ou seja, seres inferiores em “estirpe” e inteligencia. Visão essa altamente reforçada em países como o Brasil que se