Resenha
MAHFUZ, E. 2006. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Acessado em: 18/09/2006, disponível em: http://www.vitruvius.com.br.
Eduardo Grala da Cunha é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Pelotas, com Mestrado e Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Pós-doutorado pela Universidade de Kassel, Alemanha. Atualmente, é professor Adjunto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, RS.
Segundo a pesquisa a produção arquitetônica atual apresenta uma grande assimetria no que diz respeito à apropriação formal com intenção estética dos sistemas estruturais dos edifícios. Ora com destaque formal e ora é trabalhada. Na maioria dos edifícios construídos no presente momento o sistema estrutural tem seu valor reduzido à função: dar sustentação ao edifício. No Centro de Artes Visuais de Valência, na Espanha, a estrutura em concreto armado presente nos planos horizontal, vertical e inclinado é o principal elemento da composição arquitetônica. Calatrava, buscando caracterizar metáforas com formas vivas, se apropria do sistema estrutural como uma escultura. A técnica é o aspecto ao qual nos debruçaremos. Ela pode ser vista como meio que viabiliza a realização e o funcionamento do edifício, mas também como um fim como possibilidade formal a ser valorizada com intenção estética. Nos casos de valorização da técnica através da nítida expressão do sistema estrutural na arquitetura O edifício administrativo da Mercedes Benz em Berlim e o edifício de escritórios em Dresden são demonstrações dessa valorização dos sistemas estruturais, no caso, em contexto europeu. No caso do edifício de escritórios em Dresden, Alemanha, o sistema estrutural da área do café valoriza o edifício. O autor conclui que caso da definição da estrutura apenas como um elemento de sustentação da edificação, o sistema estrutural é