resenha
CAMPUS RIBEIRÃO PRETO
FACULDADE DE DIREITO “LAUDO DE CAMARGO”
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
NÚCLEO DE ENSINO PRÁTICO – NEP –
1ª RESENHA
CÓDIGO DO ALUNO 802.760
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
NOME DO LIVRO: Um ambicioso
NÚMERO DO LIVRO: 589
NOME DO ALUNO: Luciana Machado de Oliveira
ETAPA: 3ª Etapa SALA: 36B PERÍODO: Diurno
1º SEMESTRE/2012
BIBLIOGRAFIA:
http://www.releituras.com/machadodeassis_bio.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis http://www.machadodeassis.org.br/ http://www.fbcriativo.org.br/fbcriativo/interna.wsp?tmp_page=interna&tmp_secao=4&tmp_codigo=724 BIOGRAFIA:
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude.
Era de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca freqüentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boémia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual.
Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título ‘’Queda que as mulheres têm para os tolos’’, onde aparece como tradutor. Publicou seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de ‘’Crisálidas’’.
A morte de sua esposa, em 1904, foi uma sentida perda, tendo o marido dedicado à falecida o soneto Carolina, que a celebrizou.
Sua extensa obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600