resenha
RIGAL, Luis. A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato 2ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Sociólogo e professor, Luis Rigal foi professor de sociologia da educação na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires. Atualmente é professor na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nacional de Jujuy. E é especialista em Teoria Crítica da Educação, Sociopedagogical em análise dos processos de transformação educacional e Epistemologia e Metodologia de Investigação em Educação.
O texto de Rigal traz uma visão geral sobre a escola moderna e a pós-moderna na América Latina além de relacionar as estratégias das reformas educativas com as formas de produção e organização econômica que produziu a nova divisão do trabalho global, do trabalho do capitalismo e dos discursos político-ideológicos. A proposta educativa que deriva da concepção neoliberal propõe uma quase limitação da autonomia do sujeito rendida ideologicamente diante as decisões do mercado e da filosofia social neodarwinista.
A reforma educativa como construção hegemônica remete que a grande maioria dos documentos das experiências de reforma educativa na América faz considerações iniciais sobre a profunda crise dos sistemas educativos, o relevante papel da ciência e da tecnologia no desenvolvimento produtivo e a preocupação por estender a educação e sua melhor qualidade. Traz aspectos para a criação de uma nova escola, a escola crítica democrática. Essa escola teria de cumprir um papel relevante na formação de cidadãos, como sujeitos políticos, para uma democracia substantiva que exige protagonistas, ativos e