Resenha
Nome: Bruna Viana Silva Data: 01/07/2011
Série/Turma: 2ª 2
Assunto: Referente ao filme “O Ensaio Sobre a Cegueira”
Roteiro
O filme trata do caos quando um grupo de pessoas fica isolado, quando perde um dos sentidos (visão).
O filme critica os valores sociais, como: a ética, a moral, os costumes e o preconceito expostos a sujeira, e com falta de alimento a personagem principal mata para preservar a si e ao seu grupo. Os personagens não têm nome e as cenas de violência expõem uma existência miserável em todos os sentidos, mostrando o desmoronar completo daquela sociedade, perdendo tudo o que considera civilizado.
De todos os sentimentos Humanos, a compaixão foi o único sentido que restou.
Os santos de olhos vendados fazem uma alusão ao pensamento de F.Nietzshe: “Se Deus está morto, tudo posso”.
A desconstrução do tempo é visível em todo filme, (com idas e vindas) dos personagens.
O papel da Mulher como a principal agente sociológica na condição daquele grupo específico.
O filme mostra, através de uma maneira intensiva e sofrida, as reações do ser humano às necessidades, à incapacidade, à impotência, ao desprezo e ao abandono. Leva-nos também a refletir sobre a moral, costumes, ética e preconceito através dos olhos da personagem principal, a mulher do médico, que se depara ao longo o filme com situações inadmissíveis; mata para se preservar e aos demais, depara-se com a morte de maneiras bizarras, como cadáveres espalhados pelas ruas e incêndios; após a saída do hospício, ao entrar numa igreja, presencia um cenário em que todos os santos se encontram vendados.
“A mulher do médico encarna muitas heroínas: a Blimunda do Memorial do Convento; a Maria Madalena do Evangelho a guiar Jesus pelo túnel criado por Deus e que era a sua vida; a Joana d'Arc, que, comandando um exército cego (porque não a reconhecia), o levou à vitória sobre os inimigos”. O filme marca de tal forma o leitor que