RESENHA
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSOR:
RESENHA CRÍTICA
LIVRO PESQUISA NA ESCOLA: O QUE, É COMO SE FAZ MARCOS BAGNO
O livro de Marcos Bagno, Pesquisa na escola o que é, como se faz, trata da pesquisa na escola e das atitudes dos professores. Sugere atividades para transformar a atividade de pesquisa em aquisição de conhecimento.
Marcos Bagno resolveu escrever “Pesquisa na escola o que é, como se faz” devido à indignação de ver alunos com dificuldades em desenvolver durante sua vida escolar a independência de pensamento. Essa indignação está clara no primeiro capítulo quando ele diz que os professores não sabem pedir as pesquisas como de fato deveriam pedir, com orientações e direcionamentos, fazendo com que os alunos procurem meios para desenvolver o trabalho e assim aprender. Para os alunos chegarem às fontes de conhecimentos é necessário que o professor crie situações que possibilitem que os mesmos alcancem sozinhos os graus de conhecimento indispensável para a realização da pesquisa.
O autor procura dar as orientações necessárias para que os professores saibam de fato o que é um projeto de pesquisa, para que serve e como se faz, apresenta todos os passos. Ele mostra que o projeto tem finalidade, tem um objetivo e manifesta aonde se quer chegar.
Dentro do livro procura dar exemplos através de receita de bolo, de uma lista de compras e com a planta de uma casa. Busca mostrar que para tudo é necessário uma pesquisa. E, o quanto ela está presente em nossas vidas. Relaciona os itens de um projeto que são: Título, Objetivo, Justificativa, Metodologia, Produto final, Bibliografia e Cronograma, explicando cada um. Sendo assim orientando o professor e o leitor a produzir uma pesquisa de forma eficaz.
Procura orientar o professor a examinar o trabalho recebido e verificar a veracidade das informações. É proposto que o professor decida junto com o aluno o que será pesquisado e como será realizado. Apresenta também um roteiro para