Trabalho
Medir significa comparar uma grandeza qualquer a um padrão previamente escolhido. Podemos chamar esse padrão de unidade da grandeza que foi medida. Porém este ato em si significa estabelecer com a melhor precisão possível, quantas vezes o padrão se acha repetido na quantidade analisada. Sabe-se que existem muitos aparelhos que visam medir esses padrões, sendo que o paquímetro é um dos mais utilizados. Neste trabalho se discorrerá sobre esse aparelho, como manuseá-lo, bem como exemplos práticos de sua utilização.
1 INTRODUÇÃO
Para que possamos realizar uma medida de uma grandeza física de forma correta precisamos avaliar três principais fatores: O primeiro é fazer a escolha de um instrumento adequado para a medida que será realizada, depois é aprender a utilizar o instrumento, além de saber como ler a escala que o mesmo possui, sempre analisando os resultados cuidadosamente.
Pode-se dizer que realizar uma medida qualquer nada mais é do que a comparação da grandeza a ser medida com um padrão pré-estabelecido. Então, para que possamos expressar a grandeza medida, devemos definir um padrão para aquela medida. O padrão representa a medida de grandeza unitária.
Para tornar a comparação entre medidas uma tarefa mais simples, costuma-se definir padrões universais de grandezas, que possam ser reconhecidos, reproduzidos e utilizados em qualquer circunstância experimental. São vários destes padrões, porém o mais reconhecido e utilizado por grande parte dos países é o Sistema Internacional de Medidas, que as padroniza de acordo com as unidades descritas na tabela abaixo:
Tabela 1: Medidas do Sistema Internacional
O paquímetro é um instrumento de leitura utilizado em medidas de pequenos comprimentos. É caracterizado por possuir uma escala especial, conhecida como nônio, que se move ao longo da escala principal e permite uma leitura mais precisa de frações da menor divisão desta escala.
O paquímetro mostrado na abaixo é um tipo comum, possui duas