Resenha
1) Descreva o cenário da história com elementos textuais da própria música.
A música conta a história de um trabalhador da construção civil, assim como o titulo e alguns trechos da composição indicam sua profissão: pedreiro.
“Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico “.
2) Que tipo de problema social é possível perceber na música? Exemplifique com trechos extraídos da própria letra.
O alcoolismo, muito comum nas camadas inferiores da população, está claramente descrito em “Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago / Dançou e gargalhou como se ouvisse música”. Sabe-se que trabalhadores de construção civil bebem para manter uma força muscular, relacionada ao trabalho braçal.
3) Extraia do texto elementos que indiquem a “coisificação do ser humano” presente indiretamente no texto.
“Subiu a construção como se fosse máquina“.
Chico Buarque aborda a coisificação do homem na sociedade, levando em consideração o contexto da ditadura militar, onde as pessoas se comportavam igual a maquinas já que o sistema não lhes permitia questionar.
4) Que tipo de denúncia o texto faz? A “quem” ou “o quê”, ela está relacionada? Justifique sua resposta com elementos extraídos da letra.
O último verso mostra a indiferença da morte daquele cidadão. Ao cair do prédio e estatelar-se no chão, a única preocupação que ocorre por parte do público que ali estava, foi em relação ao trânsito, como se qualquer objeto tivesse caído, e não um pai de família. A contradição existente é que, dentro de casa, o homem é o líder, mas na rua é um sujeito qualquer, um parafuso da engrenagem capitalista, no caso, da construção de imóveis que vão servir luxuosamente a outras pessoas.
“Morreu na contramão atrapalhando o público”.
5) Construa uma avaliação crítica da realidade interpretada no texto?
As estrofes começam com “amou” e terminam com “morreu”, outra antítese muito