medidas gestacionais
O processo de produção na indústria têxtil é composto de várias etapas as quais, podem ser causadas de degradação ambiental, começando pelos insumos utilizados, passando pela principal matéria prima que é algodão e partindo-se então para as etapas da produção e consequentes impactos ambientais.
Danos:
Hídricos: Em se alando do setor têxtil, sabe-se que a água é um dos elementos básicos para o processo de produção desta indústria, principalmente nas etapas de beneficiamento da malha de algodão, onde ocorre o tingimento da malha o qual provoca modificações na qualidade da água utilizada, devido ás substâncias químicos como corantes e impurezas do tecido, que fazem parte processo.
AR: O efeito poluente atmosféricos do processo industrial têxtil não se faz muito alarmante, porem, é preciso ter cuidados quanto aos aerodispersóides (partículas solidas ou liquidas dispersas no ar) podendo afetar principalmente a saúde do trabalhador.
Outro fator que gera preocupação é a queima do óleo, combustível e lenha, nas casas de caldeiras. A geração de vapores é empregado em algumas etapas do processo de produção. Os gases de combustão são emitidos com fuligem, dióxido de enxofre, causador da chuva ácida, e presença de CO2 causador do efeito estufa.
Solo: Os resíduos sólidos bem como infiltração de águas contaminadas são constantes ameaças para a qualidade do solo no que se refere ao setor têxtil.
Energia e calor: Uso de sistemas de condicionamento artificial do ar, o qual consome muita energia, devido ao calor intenso na etapa de fiação do algodão.
Medidas gestacionais
Hídrico: fazer um trabalho de tratamento de água captada, com construções de redes coletoras e estações de tratamento de esgotos, utilização de tanques para tratamento da água, utilizar produtos biodegradáveis e não tóxicos, sempre fazendo uso de tratamento da água que foi utilizada na produção. Visando a redução do