trabalho de metodologia rafael
A anamnese nutricional da gestante inclui a avaliação antropométrica, alimentar, bioquímica e clínica. Dessa forma, o diagnóstico nutricional abrange a análise conjunta de todos esses aspectos, e a interpretação adequada dos resultados depende inteiramente do profissional que deve utilizar as diretrizes recomendadas como meio, e não como fim, no seu processo de avaliação.
A observação de que o estado nutricional pré-gestacional é um determinante de ganho de peso insuficiente ou excessivo sugere a intervenção precoce no monitoramento dessa variável durante a gestação, o que implica na avaliação criteriosa do peso e da estrutura e sua respectiva classificação, no início do pré-natal. A modificação do estado nutricional pré-gestacional para o gestacional, aumentando a prevalência de sobrepeso e obesidade no decorrer das semanas gestacionais sugere esse período côo facilitador do ganho de peso excessivo, o que confirma os achados de maior prevalência de mulheres obesas quanto maior a sua privacidade.
As taxas de metabolismo são aproximadamente 20% maiores em obesas gestantes do que em obesas não gestantes. Assim mesmo, não se deve fazer restrição alimentar durante a gravidez, pois a perda ou ausência de ganho de peso poderá resultar em catabolismo, que dependendo da intensidade, pode ocasionar cetoacidose, o que compromete o desenvolvimento neurológico fetal. Portanto, para que ocorra o crescimento e desenvolvimento fetal adequado, é necessária a oferta adequada de nutrientes pelo organismo materno.(Alvarenga.Erika,2008)
1.1 Medidas antropométricas
A avaliação antropométrica é o meio mais acessível, não invasivo, rápido e recomendado para avaliar o estado nutricional durante a gestação. As medidas de peso, estatura, circunferência branquial e dobra tricipital foram as mais citadas em estudos populacionais de investigação antropométrica. Essas medidas isoladas e suas combinações, como adequação percentual de