Resenha
RESENHA
NUTRIÇÃO E GESTAÇÃO – UMA VISÃO GERAL.
Alana Gabriela de Souza Fonseca.¹
Marco Aurélio Galletta é medico assistente do Hospital da Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pelo Setor de Gravidez na Adolescência. Mestre e doutor pela Universidade de São Paulo.
Eliener de Souza Fazio é nutricionista do ambulatório de pré-natal da Clínica Obstétrica do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (SBNEP). Sônia Maria Trescco é nutricionista, chefe de serviços de atendimento ambulatorial da divisão de nutrição e dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IC-HCFMUSP).
Marcelo Zugaib é professor titular da Disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina d Universidade de São Paulo, chefe da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A gestação é uma fase em que as mulheres têm uma maior necessidade nutricional, sofrem mudanças fisiológicas devidas ao crescimento e desenvolvimento do feto. O Ministério da Saúde acompanhou 9.258 gestantes, para saber o estado nutricional de cada uma e os resultados foram: 26,07% estavam abaixo do peso, 42,48% eram eutróficas, 21,34% com sobre peso e 10,10% apresentavam obesidade.
Sabe-se que gestantes com baixo peso possuem o maior risco de terem crianças desnutridas, prematuras, icterícia, hipoglicemia neonatal e mortalidade perinatal aumentada.
Nas gestantes com sobre peso e obesas, o risco é bem maior, pois além do risco individual materno, de desenvolvimento hipertensão, pré-eclâmpsia e riscos de diabetes gestacional, as gestantes também geram RN com peso acima do normal.
Já nas gestantes eutróficas, ou seja, aquelas cujo peso é