Resenha
FUNDAMENTAL – PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA
ANÁLISE DO CONTEÚDO ZOOLÓGICO
Resenha
O artigo explora a discussão sobre a qualidade dos livros didáticos utilizados na matéria de Ciências, com enfoque no conteúdo de zoologia. Em um primeiro momento os autores discorrem sobre o papel dessa matéria na estimulação da reflexão e investigação á respeito dos fenômenos da natureza e de que modo interferimos nela. Com isso, o livro didático de Ciências possui a finalidade de nortear o aluno rumo à construção do conhecimento, contribuindo para uma autonomia de ação e pensamento, o principal problema no ensino de Ciências é a fragmentação do conteúdo, tirando o caráter interdisciplinar e focando na memorização de conceitos.
O texto aponta a implementação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pelo Ministério da Educação em 1985, onde foram estabelecidas normas e diretrizes para a elaboração e avaliação do material didático e por fim classificando-os em “recomendados com ressalvas”, “recomendados” e “recomendados com distinção”. Deste modo o trabalho tem como objetivo complementar o debate a respeito da qualidade do livro didático de Ciências e sugerir critérios sua escolha.
Os autores utilizam como modelo o conteúdo de zoologia, mais especificamente em insetos, tendo como eixo de análise: 1 - Conteúdo Teórico; 2 - Recursos Visuais; 3 - Atividades Propostas e 4 - Recursos Adicionais. Com parâmetros fixados em uma tabela.
Na análise do Conteúdo Teórico é importante a observação da contextualização promovendo um contado direito com a realidade do aluno trazendo exemplos práticos e do dia-a-dia. A clareza, concisão, objetividade da linguagem utilizada e a ausência de contradições conceituais, também são pontos importantes utilizados, assim como a presença de textos complementares que podem ser um recurso para sintonizar o conteúdo com os recentes avanços das Ciências Biológicas. A seguir, analisam-se, os Recursos Visuais,