resenha
No mundo todo, a situação de descriminação é preocupante, nos países pobres às situações de miséria e de exclusão social que atinge homens e mulheres somam as discriminações de gênero sexual, étnica e racial presente nos distintos contextos socioeconômico. O código Penal aprovou nesta sexta-feira (25) a alteração do artigo 1º da Lei 7.716/1989, conhecida como Lei do Racismo, para proibir a discriminação também por gênero, opção sexual e procedência regional. O texto já prevê a punição para “discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Na sociedade atual as pessoas não têm respeitos uma pelas outras.
Atualmente houve um avanço em alguns aspectos, como uma visibilidade maior e conscientização sobre a situação de desvantagem econômica, apesar desses avanços observa-se um aumento das taxas de violência, abuso sexual, violações, tráfico, maltrato e homicídio de mulheres, crianças e adolescentes em todo o mundo. Portanto a discriminação e a desigualdade de gênero vão alem do desenvolvimento de marcos normativos ou legais e se referem em grande medida à reprodução e perpetração de praticas cultural.
Bibliografia
LIMA Firmino, Teoria Da Discriminação Nas Relações de Trabalho, Ed. Elsevier, 2011. 313p
MENDES, Daniela. Escritora da revista Istoé disponível em www.istoe.com.br acessado em 26/10/2013
MATHIAS Suzely Kalil, Sob o signo de Atena, Ed.UNESP 2009. 265p.
A violência contra a mulher no mercado de trabalho Por Márcia Neves http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/179/noticias/o-mundo-e-das-mulheres Os seres humanos estão inseridos nesta sociedade capitalista, desumana, cega e surda, porém, somente em partes. Quando é do interesses dela aí ela vê muito bem, se for para usar o ser humano como beneficio próprio ou para fins políticos aí também é do interesse da sociedade. Quando for para usar o sensacionalismo aí ela ouve e vê a léguas de distância.