resenha
Alan Pereira da Silva¹
Fioravante Augusto Bossi²
Valéria Caetano S. Souza³
Bueno, Wilson da Costa, Comunicação Empresarial: Conceitos e Trajetórias. In: Comunicação Empresarial: Políticas e Estratégias. 1. ed., São Paulo: Saraiva, 2009. 338 p. P. 1-16.
Bueno, neste capítulo Conceitos e Trajetórias apresenta diferentes formas de interpretação para o termo Comunicação Empresarial e propõe para o entendimento generalizado um debate de idéias sobre os conceitos utilizados nas diversas áreas de ambiente profissional e área acadêmica. Na introdução do assunto, o autor enfatiza a preocupação com os termos utilizados nas instituições, de maneira ampla. Relaciona as opções de expressão que quase sempre são sinônimos da Comunicação Empresarial. O autor ressalta que os conceitos aplicados no cotidiano indicam de que cada instituição utiliza um termo de comunicação, dependendo da área de atuação e das pessoas relacionadas com o termo dentro das Organizações. As diferentes formas de interpretar e expressar a comunicação gera uma comparação entre elas, sendo as expressões “Comunicação Organizacional”, “Comunicação Corporativa” e “Comunicação Institucional” frequentemente utilizadas conforme o nível organizacional da área, o que pode gerar restrições de entendimento.
A Comunicação Organizacional, Empresarial ou Corporativa deve incluir a vertente mercadológica e não apenas a vertente institucional. Isso ocorre pela dificuldade de sustentar a fragmentação do conceito, implícita na expressão, assumindo efetivamente a chamada comunicação integrada.
_________________________
Tecnólogo em Processos Químicos pela Unimep. Acadêmico Fatec Piracicaba em Tecnologia de Gestão Empresarial.
2 Tecnólogo em Processamento de Dados pela Fatec Americana. Acadêmico Fatec Piracicaba em Tecnologia de Gestão Empresarial.
³ Acadêmica Fatec Piracicaba em Tecnologia de Gestão Empresarial. No Brasil, a Comunicação Empresarial começou