Resenha
Neste livro o autor busca abordar e explicar como o Brasil conseguiu se firmar e manter a integridade de seu território, sendo que tudo previa um grande fracasso.
O Brasil tinha tudo para dar errado em sua independência. O número de escravos, negros e mestiços era muito grande, refletindo este panorama num quadro de muita carência. Essa população vivia á margem da sociedade, gerando um receio de rebelião por parte da população branca.
O grito de independência do Brasil parecia muito distante. O território encontrava-se falido, faltava dinheiro, soldado e arsenal, ou seja, faltava aparato para o efetivo desligamento com a metrópole. Porém, muito ligado à sorte o Brasil daquela época acabou dando certo e consegui dar o primeiro passo para o futuro buscando sua autonomia.
O autor relata que mesmo após o grito de independência, o Brasil ainda passou por muitas dificuldades. Muitas duvidas em torno da integralidade do Brasil se formaram, mas apesar do longo e tortuoso caminho o país teve a população ao seu lado e também contava com um grande estímulo: suas riquezas naturais.
Os portugueses contribuíram muito para a independência brasileira, porém, este ato inovador estava relacionado com a fuga da corte portugueses para o Brasil. Com a fuga para o Brasil, nasceu à oportunidade de se fixar em um novo território e acelerar o processo de independência como aconteceu. O desligamento entre metrópole e colônia foi um ato de vontade dos portugueses do que dos brasileiros. Os próprios portugueses entraram em conflito por causa desse desligamento.
Contudo, o livro nos mostra que apesar de todas as coisas que Portugal possa ter nos feito, este país foi muito importante ao Brasil. Apesar dos motivos que os portugueses tiveram para decretar nossa independência, este ato deu cara ao Brasil e oportunidade do país se constituir e po9der mostra ao mundo todos os atributos que tem.