Macroeconomia
- Objetivo desta atividade:
Compreender os conceitos principais envolvidos na análise da oferta.
- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):
Relacionar a curva de oferta às variáveis que influenciam a determinação da oferta, e de que forma a variação no preço dos insumos ou de mudanças tecnológicas podem impactar e modificar a curva de oferta. Por fim associar acontecimentos e notícias cotidianas ao nosso estudo da microeconomia.
1. Releia o material (aula e unidade do livro) da aula 4 e responda de forma objetiva:
a) Defina produção.
Resposta: A produção nada mais é que a transformação de um conjunto de insumos em bens ou serviços.
a) O que são insumos produtivos? Cite exemplos.
Resposta: Insumo é tudo aquilo que entra no processo, em contraposição ao produto, que é o que sai. Pode ainda ser definido como a combinação de fatores de produção, diretos (matérias-primas) e indiretos (mão de obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços. Consideramos os insumos como sendo a mão de obra, a matéria-prima, as máquinas e as instalações (fator de produção terra).
2. Quais os principais fatores que influenciam na determinação da oferta?
Resposta: As variáveis ou fatores que influenciam a oferta são o preço do produto ou serviço, preço dos insumos, tecnologia e as expectativas futuras.
3. Considere a oferta de um determinado bem, sua representação gráfica e responda:
a) O que explicaria a inclinação positiva da reta?
Resposta: A inclinação positiva do gráfico se deve a lei da oferta, que indica que um aumento no preço do bem representa um estímulo ao aumento da oferta por parte do produtor da mesma forma a um preço muito baixo, os custos de produção não serão cobertos e os produtores não produzirão; conforme o preço vai subindo, começa-se a lançar unidades no mercado; e, a preços mais altos, a produção será maior, pois haverá lucro. Com preços