Relatório de Cisalhamento Direto
1. Introdução
O ensaio de cisalhamento direto foi desenvolvido basicamente para a determinação da resistência ao corte de um corpo de prova de sola, de forma prismática e seção quadrada ou circular e de pequena espessura.
Este ensaio é geralmente drenado e é mais aplicado ao estudo da resistência ao cisalhamento de solos com estratificações ou xistosidades definidas, ou quando se quer avaliar a resistência entre contatos de diferentes matérias, normalmente utilizados para solos coesivos.
2. Objetivo
O teste destina-se a medição da resistência horizontal em função da variação de deformação vertical em uma amostra confinada em uma célula de cisalhamento. Para executar o ensaio de cisalhamento direto, utilizando-se de uma caixa de seção quadrada para se obter, através da interpretação de uma envoltório linear, os valores de ângulo de atrito interno do solos e do intercepto coesivo.
3. Equipamento – Cisalhamento Direto
Aparelho baseado no projeto do Prof. A. W. Bisho do Imperial College da Inglaterra. A construção atende a norma ASTM D 3080 e BS 1377.
O aparelho atualizado é analógico para cisalhamento direto por acionamento manual composto:
Caixa bipartida dotada de placas dentadas e perfuradas, pedras porosas de topo e base e quepe para transmissão de carga;
Molde do corpo de prova;
Prensa equipada com sistema de transmissão de carga
Extensômetros mecânicos ou transdutores elétricos de deslocamento;
Anel de carga ou célula de carga elétrica.
Modelo de Equipamento de Cisalhamento Direto
4. Preparação do Corpo de Prova
O corpo de prova a ser ensaiado pode ser de solo compactado ou talhado de uma amostra indeformada. Para ambas as opções alguns procedimentos devem ser tomados:
Se for utilizar solo compactado o corpo de prova deve ser compactado nas mesmas condições de densidade e umidade especifica utilizando o solo de referencia;
Talhar o corpo de prova do bloco indeformado empurrando aos poucos o