Resenha
A investigação de Capra nesse livro esta focada principalmente nos processos e padrões de organização dos sistemas vivos, ou como ele mesmo diz “...nas conexões ocultas entre os fenômenos...”.
Aplicando uma abordagem sistêmica ao domínio social, o tema central que Capra desenvolve em conexões ocultas é a mudança de paradigmas, ou melhor, a mudança fundamental de visão de mundo que esta ocorrendo nas ciências e na sociedade; e o desenvolvimento de uma nova visão da realidade e as conseqüências sociais dessas transformações culturais. O que segundo ele “...cria uma nova visão da realidade cujo centro é ocupado pela própria vida...”.
Com o objetivo de apresentar uma estrutura teórico-conceitual que integrem as dimensões biológicas, cognitiva e social da vida, Capra oferece uma visão unificada da sociedade e desenvolve uma maneira coerente e sistêmica de encarar algumas questões mais critica da nossa época. Capra defende em seu livro a alfabetização ecológica, de concepção sistêmica e unificada, onde o padrão básico de organização da vida é a rede, e os sistemas vivos devem ser analisados sob quatro perspectivas interligadas: a forma, a matéria, o processo e o significado.
Na primeira parte do livro Capra levanta a seguinte questão: “...Em que medida uma organização humana pode ser considerada um sistema vivo?...”. Com o intuito de contribuir conceitualmente à essa questão, Capra apresenta uma estrutura teórica que trata respectivamente da natureza da vida, da natureza da mente e consciência e da natureza da realidade social.
A primeira definição conceitual é em relação às características que definem um sistema vivo. Citando vários outros