Resenha
A linguagem – expressa em diversas formas do uso de uma língua, podendo variar em sua forma de manifestação. Em termos de produção e recepção, a língua é o veículo de interação entre o emissor e receptor.
Concepções de leitura: foco no autor, foco no texto, interação entre autor-texto-leitor.
Tipos de linguagem: dos surdos, o código morse, os gestos, as expressões fisionômicas, as cores, sinais visuais, dança, música e a língua.
Sistemas de Linguagem:
Verbal: utilização de signos verbais ou escritos.
Não verbal: utilização de signos não verbais.
Teoria de Vygotsky – o conhecimento é adquirido socialmente, no âmbito das relações e a linguagem possui duas finalidades: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.
Leitura de produção de sentido:
É preciso levar em conta os conhecimentos do leitor, condição fundamental para o estabelecimento da interação, com maior ou menos intensidade, durabilidade, qualidade.
Objetivos de leitura:
Nortearão o modo de leitura, em mais tempo ou menos tempo; com mais atenção ou com menos atenção; com maior interação ou com menor interação.
Apreender o sentido:
Capturar os significados no texto/ reconhecer o sentido das palavras/ identificar as relações que existem entre elas, o modo como foram combinadas.
Compreender o sentido:
Relacionar o significado do texto lido/ associar o sentido lido com o conhecimento de mundo do leitor/ relacionar esse sentido com o conjunto de informações que circulam na sociedade.
A leitura de um texto:
Ocorre a partir do processo de decodificação, quando temos contato com o “conteúdo” e buscamos compreendê-lo.
A leitura – atividade altamente complexa de produção de sentidos que se realiza, com base nos elementos linguísticos e na