Resenha
RELEITURA OU RELEITURA?
Todos os estudantes quando passam para uma nova etapa de sua vida acadêmica, seja do ensino médio ou da graduação enfrentam grandes dificuldades de adaptação.
São disciplinas novas, novos horários e pouco tempo para estudar. Não sabendo como aproveitar o precioso e escasso tempo, muitas vezes estudam de forma incorreta se dedicando integralmente aos livros sem conseguir assim obter sucesso nas suas avaliações. Pensando numa forma de otimizar o tempo de estudos, o autor Henrique C. José Mattos escreveu o Livro: Aprenda a Estudar, que trás orientações aos estudantes para que o aprendizado seja prazeroso e produtivo.
Segundo Mattos, o ambiente de estudo deve ser bem iluminado e silencioso, evitando qualquer tipo de distração.
Além do silêncio um bom estudante deve ser motivado e ter objetivos reais que devem ser freqüentemente lembrados, para que o cansaço não o desestimule. Organizar-se é a palavra-chave. Intervalos regulares entre uma disciplina e outra aliviam tensões musculares, proporcionando um melhor aproveitamento do aprendizado.
Mattos orienta os estudantes a seguirem um quadro-horário onde todas as disciplinas sejam contempladas, somando um total de 42 horas semanais abrangendo também as aulas. Para se obter sucesso nessa rotina é necessário determinação. O autor diz que para um melhor aproveitamento da leitura de um texto é necessário um exame geral da obra em questão. Fazendo uma leitura rápida para conhecer o texto, em seguida, uma mais detalhada fazendo anotações. Uma terceira leitura das anotações realizadas deve ser feita, observando se há total compreensão do texto. Orienta ainda que seja feita a documentação dos dados relevantes da leitura, por escrito ou arquivadas em computador, não se esquecendo também de uma ficha bibliográfica. Todas as orientações do autor são válidas, mas devem ser adaptadas a cada tipo de curso.