Resenha
Trabalho da disciplina de Manutenção Mecânica II Nome: Karla Luisa Bastos dos Reis Professor: Flávio Campos Data: 22/08/2012.
Itabira, 2012
O texto “Manutenção proativa pode economizar mais do que práticas de manutenção preditiva/preventiva convencionais” escrito por James C Fitch, ressalta sobre os custos de manutenção nos negócios. Quando a manutenção é bem gerenciada ou controlada pode gerar gastos acima do orçado. Relata também a importância da manutenção preventiva com diminuição de custo e retorno de investimentos. Já um estudo da revista Forbes, enfatiza que “ um de cada três dólares gastos em manutenção preventiva é desperdiçado”. Como o nome já diz a manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro de uma empresa e requer esforços de planejamento e treinamento das equipes especializadas, sempre no intuito de manter equipamentos disponíveis e confiáveis, diminuindo custo e aumentando a lucratividade da companhia. Porém, se não conseguir executar a manutenção preventiva como forma de garantir, confiabilidade, disponibilidade e custo está havendo falhas no processo que precisam ser tratadas.
Mostra também como a manutenção preditiva em conjunto com a preventiva, pode-se evitar grandes perdas alertando contra falhas de componentes.
A grande diferença entre a manutenção preditiva e preventiva é sua assertividade. Enquanto a manutenção preventiva troca uma peça pura e simplesmente pelo tempo de uso, a preditiva analisa sua condição real. A troca, então, só será realizada se o estado da peça em questão estiver fora dos padrões normais, não importando seu tempo de uso. Com isso, a troca do componente que está “bom”