Filosofia - questionário
1) Explique, conforme o que foi discutido em sala, a diferença entre as concepções mitológica e filosófica do mundo.
Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual refletir, por isso apóia-se nas ciências. Mas sua aspiração ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse.
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.
Já o conhecimento mitológico é a narrativa de uma história que é objeto de crença e que é uma verdade inquestionável para os povos que as tinham. O conhecimento é revelado algo e acreditamos sem questionar, por exemplo, Zeus envia raios à Terra, Atena traz serenidade aos gregos da época da história mitológica. A credibilidade do conhecimento mitológica se dava pela autoridade de poeta-vidente (Homero, por exemplo) , oráculos, e porque este conhecimento vinham de tempos imemoriais.
2) Por que, segundo Tales, a água é o princípio de todas as coisas?
Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis — palavra grega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.
Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água: quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se