Resenha
CARPES, Antonio Maria da Silva; NAUE, Juliana Jacintha Lazarotto; ORO, Ieda Margarete; STURMER, Adelaide Lenir. Egressos em Ciências Contábeis: Analise do Desenvolvimento Profissional Sob o Enfoque da Teoria do Capital Humano. Revista Universo Contábil, Blumenau, vol. 6, n. 4, p. 35-39, 2010.
A necessidade de aperfeiçoamento do capital humano é evidente nos dias atuais. Está indo pelo caminho certo aqueles que buscam sempre atualizar e aprimorar suas capacidades e/ou de seus funcionários. É baseado nisso que os autores, que são professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da UNOESC, desenvolveram um projeto de pesquisa, que resultou no referido artigo, Egressos em Ciências Contábeis: Analise do Desenvolvimento Profissional Sob o Enfoque da Teoria do Capital Humano. O texto, distribuído em tópicos (Introdução; Capital Humano; Métodos e Procedimentos da Pesquisa; Analise dos Resultados e Conclusão), demonstra a importância do curso superior (no caso, de Ciências Contábeis) no desenvolvimento do capital humano dos egressos, confirmado por meio de questionário estruturado com perguntas fechadas, e citando os ganhos consequentes à formação acadêmica.
Os autores introduzem o tema citando a necessidade de investimento em educação, e a dificuldade, em geral frequente, para se financiar isso. Reforçam, no texto, o importante papel das instituições de ensino superior, por agregarem conhecimentos e habilidades ao ser humano, que lhe garantirá melhora da produtividade e rendimentos, e uma maior inserção no mercado de trabalho, que é, justamente, a essência da teoria do capital humano.
Em seguida, referenciados em diversas produções, os autores apresentam as definições do que é o capital humano, o seu entendimento e aceitação ao longo dos tempos, partindo do surgimento da ideia de que o capital físico perderia lugar, no futuro, para o capital humano, este, sendo representado por um conjunto de aprimoramentos que as pessoas adquirem, para desenvolver com