Resenha
NOME: TICIANA DA SILVA
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
TURMA: 3139B
Narrativa e comentário crítico – Filme: ‘Criação’
A história retrata uma parte da vida de Charles Robert Darwin, naturalista britânico e um homem de inteligência notável, além de um influente cientista, que viveu um grande dilema entre fé e razão, amor e verdade numa época em que Deus, significava a resposta para tudo e, isso sem muitas explicações. O filme conta ainda, com um toque de sensibilidade, o drama familiar vivido pelo cientista, a depressão pela morte de sua filha Annie, e um grande desafio: a demonstração da verdade de suas ideias chocantes em oposição às de sua esposa Emma, uma sensível pianista e religiosa fervorosa.
E tudo se passa enquanto Darwin escrevia sua obra máxima: A Origem das Espécies, obra esta que revolucionaria a história da humanidade, pois superaria os ensinos bíblicos, referindo-se à teoria Criacionista.
A narrativa compõe com habilidade, a percepção de que não era a intenção de Darwin confrontar a Deus, ou reprovar a magnitude dos ensinamentos bíblicos, mas permitir-se ter outro foco, voltado desde o pensamento criacionista até o evolucionista e, considerar que um não exclui o outro necessariamente. Considerou-se principalmente que, fatos bíblicos a criação e a evolução podem ser o mesmo, apenas em um espaço de tempo maior. O filme permite muitas interpretações, expõe fatos polêmicos e de múltiplas percepções!
Algumas cenas mostram as angustiantes crises de consciência que Darwin teve durante a interpretação das suas pesquisas e do começo da redação de ‘A Origem das espécies’.
E em alguns momentos, o filme fica mais próximo das ciências humanas do que das ciências biológicas. E as crises existenciais e, em alguns momentos, os surtos de Darwin fazem acreditar que ele beirava a loucura.
Darwin se vê em uma sociedade altamente regulada pela Igreja, além sua esposa, Emma, também ser extremamente religiosa. Em seus surtos