Resenha
- objetivos e valores dos predecessores derivados de outros campos
- Somente em 1950 nos EUA a história da ciência emergiu como um novo campo (disciplina profissional independente). Herdou muitas vezes os objetivos de seus predecessores (objetivos irreconciliáveis)
- devido a uma profissão há pouco tempo estabelecida os relatos sobre o novo campo são pessoais
- (1) até recentemente a historia da ciência era escrita por cientistas com pretensões pedagógicas
- esse gênero tradicional (1) apareceu na Antiguidade Clássica, principalmente em trabalhos de astronomia e matemática
- obras semelhantes tiveram uma historia contínua desde o Renascimento. A sua produção foi tb estimulada pela visão iluminista da ciência . exemplos: biografias e historias magistrais das respectivas especialidades
- “Uma segunda tradição historiográfica principal, ocasionalmente indistinguível da primeira, era mais explicitamente filosófica nos seus objetivos”
Francis Bacon: utilidades das histórias do saber (descobrir a natureza e a razão)
Condorcete e Comte: “tentaram basear descrições normativas da racionalidade verdadeira em panoramas históricos do pensamento científico do Ocidente” ????
- antes do século XIX esta segunda tradição produziu uma investigação histórica pouco significativa. Somente com Whewell, Mach e Duhem que as preocupações filosóficas tornam-se um motivo primário para a atividade criativa na historia da ciência.
- os objetivos dessas tradições historiográficas era clarificar e aprofundar a compreensão dos métodos ou conceitos científicos “contemporâneos” mediante a exibição da sua evolução.
Problemas nos princípios seletivos de escolha de uma única ciência ou ramo que dificilmente pudesse ser posto em dúvida e a exclusão da historia dos erros.
- abordagem “pouco brilhante”: religião vista como estorvo e a tecnologia vistam como um pré-requisito ocasional para se avançar na instrumentação
- “Até ao princípio do século XIX,