Resenha
Nome* SOBRAL, F.; PECI, A. A evolução do pensamento em administração. In: - - - - - - . Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008. p. 31-65.
O surgimento das principais escolas de pensamento administrativo, suas contribuições e limitações são algumas das questões apresentadas no segundo capítulo do livro Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, dos autores Filipe Sobral e Alketa Peci. Filipe Sobral é doutor, além de mestre em ciências empresariais e graduado em administração de empresas. Possui ainda o MBA pela Virginia Polythecnic Institute and State University (EUA). Alketa Peci é doutora em administração e mestre em administração pública e é graduada em administração de empresas. Possui ainda o Máster in International Bussiness pelo Instituto di Studi per La Direzione e Gestione d’Impresa (Itália) e é pesquisadora visitante da George Washington University (EUA).
O capítulo tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento do pensamento na administração, colocando em evidência as principais teorias (teorias administrativas e organizacionais (Escola Clássica de administração, Teorias de Transição, Enfoque comportamental, Abordagem quantitativa, Teoria dos sistemas, Enfoque contingencial e Teorias contemporâneas) que a caracterizam, assim como suas contribuições para a consolidação da disciplina e de sua prática.
* Graduanda do 1º período do curso de Economia das Faculdades Integradas Vianna Junior.
Os autores iniciam o capítulo com um enfoque na necessidade de entender o que constitui uma boa teoria de administração para uma adaptação seletiva às condições reais das empresas. Relatam a relação do surgimento da administração com a consolidação do