Resenha
Eunice Lisboa Carvalho
Denise de Carvalho Everton
O filme “Um sonho de liberdade” foi lançado em 1994 nos Estados Unidos, dirigido por Frank Darabont com os seguintes protagonistas: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Gil bellows com uma duração de 142 minutos. Recebeu sete indicações ao Oscar: Melhor filme, melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora original, melhor som e duas indicações ao globo de ouro.
Tudo começou com a prisão de um banqueiro chamado Andy vivido por Tim Robbins, condenado a prisão perpétua por ter assassinado a própria esposa e seu amante. Ele foi levado ao presídio de Shawshank, conhecida pela severidade e por jamais ter escapado alguém da prisão. No começo, a vida de Andy vira um inferno, pois ele se recusa a participar de um grupo de homossexuais. Por isso foi espancado brutalmente. Aos poucos ele faz amizade com outro prisioneiro chamado Red, formam uma dupla ímpar sendo que um sonha ter a sua liberdade e o outro já não saberia viver lá fora. Um tempo depois por conhecer profundamente de finanças ele se apresenta para fazer um trabalho para o diretor do presídio, e acaba sendo escolhido para gerenciar a biblioteca da instituição. Sendo manipulado pelo diretor para participar da corrupção. Já seu amigo Red era um homem que conseguia tudo que fosse preciso inclusive cigarros, e algumas ferramentas que Andy necessitava. Durante 20 anos Andy planejou sua fuga, e secretamente combinou com Red um local para se reencontrarem com o dinheiro que tinha roubado. Fugiu deixando pistas bem claras para prender o diretor e seus companheiros. Quando ele descobre que Andy foge da prisão, comete um suicídio e finalmente Andy é livre com o seu amigo Red em uma praia deserta.
O filme passa a mensagem de que sempre haverá luz no fim do túnel, é necessário tão somente levantar-se e dar o primeiro passo em direção da liberdade e do sol. É