Resenha
Resenha apresentada na disciplina de Negociação
Internacional, do Curso de Administração, com Linha de Formação Específica Em Administração de
Empresas, do Centro Universitário Univates, como parte da exigência para a obtenção parcial de nota.
Lajeado, junho de 2011
O artigo científico “Como negociar através das fronteiras”, publicado na revista Harvard Business Review, ano 2002, e escrito pelo autor James K. Sebenius, aborda como deve ser preparado um negociador para atuar com sucesso em uma cultura que não é a sua, sendo necessário antes da estratégia que ele vai utilizar, obter o devido conhecimento de cada um dos protagonistas da negociação, formais e informais, e saber quais deles podem influenciar a decisão final.
O negociador deve conhecer antes de negociar, todo o processo que envolve uma tomada de decisão, buscar a informação da empresa ou país com quem irá negociar, os principais participantes que o envolvem e que papel cada um deles exerce, tendo em vista que, o negociador, além de interagir com estas pessoas, deve estar ciente de que elas possuem culturas diferentes. Deve saber quem é a pessoa que têm autoridade para fechar um acordo, deixando de lado todos os participantes desnecessários e tomar cuidado ao utilizar as relações informais, pois elas tanto podem beneficiar, quanto prejudicar uma negociação.
A estrutura do poder e o processo de tomada de decisão costumam variar de uma cultura para outra, não somente nos aspectos legais, mas nas condutas e valores. Em todos os países é comum deparar com uma série de obstáculos que podem acabar com uma negociação, como por exemplo, processos lentos, burocracias internas das empresas, e até aprovação de várias pessoas para chegar à decisão final. Por isso se torna importante que o negociador tenha uma preparação, analisando a situação, estabelecendo objetivos da negociação, procurando conhecer as pessoas envolvidas no processo, observando as atitudes
da